Plantão
Saúde

Dançar pode ajudar as pessoas a envelhecerem melhor

Publicado dia 13/04/2018 às 11h37min
Dançar pode não ser apenas pura diversão, já que a atividade traz diversos benefícios à saúde

Seja em uma festa ou em casa, a dança é sempre uma atividade extremamente prazerosa, que faz bem não apenas para a saúde física, como mental. Isto porque ela melhora a flexibilidade, a coordenação motora e proporciona o bom humor. Porém, um novo estudo realizado pela Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália, mostra que dançar faz com que você envelheça melhor, porque a atividade aumenta a felicidade.

Como o estudo foi feito

Durante um experimento de três meses, os pesquisadores acompanharam um grupo de pessoas que realizava atividades relacionadas à dança. A conclusão, após questionarem essas pessoas, foi que elas apresentaram melhorias nos níveis de energia e na postura, além de terem obtido uma grande sensação de conquista. Se sentiram mais alegres e passaram a aproveitar mais os momentos relacionados ao coletivo e à amizades.

"Um dos focos da pesquisa foi investigar o que levou adultos a participarem de atividades como o balé, e descobrimos que melhorar a saúde e o bem estar era um dos principais motivos", afirma Felicity Mandile, um dos autores do estudo, em entrevista ao site Deccanchronicle.

Aliás,o balé figura entre uma das atividades físicas mais visadas entre os adultos, e é considerada uma atividade altamente prazerosa. As pessoas que o fazem, reportaram que acharam o exercício positivamente eufórico e transformacional, porque fez com que eles tivessem grande satisfação em participar de um compromisso social a toda semana.

Por quais outros motivos devo começar a dançar?

O estudo relaciona a felicidade com um melhor envelhecimento, mas os benefícios vão além disto. Listamos algumas das melhorias que a dança pode trazer à sua vida:

Aumenta a frequência cardíaca

Com um aumento da frequência cardíaca, a circulação de sangue é estimulada, melhorando a capacidade respiratória.

Ajuda a perder peso

Em apenas 30 minutos de atividade, a dança é capaz de eliminar muitas calorias. Quem dança bolero queima, em média, 175 kcal. Já quem prefere o forró ou o samba de gafieira pode perder 235 kcal. Mas o rock é o verdadeiro campeão na perda de peso. Em meia hora é possível perder 275 kcal. Então se o seu objetivo é emagrecer, a dança pode ser uma grande aliada.

Libera endorfina

A endorfina é uma substância conhecida por gerar prazer, sendo assim, você estará em um estado mental positivo e feliz sempre que dançar, pois a atividade causa a liberação do hormônio no corpo.

Traz impactos positivos à sua vida social

A dança é essencialmente uma atividade social. Ela estimula o diálogo e permite a troca de experiências, o que pode ajudar a superar a timidez e trazer autoestima.

A dança por causar felicidade, faz com que envelheçamos com pensamentos positivos e posturas otimistas em relação a vida. Isto pode prevenir o surgimento de doenças como a ansiedade e a depressão, que afetam diretamente na saúde física, o que pode acarretar em doenças graves, já que nosso emocional está intimamente ligado ao sistema imunológico.

Fonte: Redação

Mais Populares

Fale Conosco

Rua Bom Pastor, 240 - Itapuã Viamão / RS
(51) 3494-1208 | (51) 9997-10914 | (51) 9856-46362
contato@radiowebportal.com.br